sábado, 3 de janeiro de 2015

O deus dinheiro (O amor as riquezas)


“Se as suas riquezas aumentarem, não ponham nelas o coração” Sl 62.10

O dinheiro e o sexo são os deuses mais poderosos deste mundo. Por dinheiro pessoas furtam, roubam, matam, corrompem e são corrompidas, casam e se divorciam, matam e morrem. O amor ao dinheiro é a causa de todos os males, ensina o apóstolo Paulo.
O dinheiro é muito mais do que uma moeda, ele é um espírito, um deus, ele é Mamóm. Jesus declarou que ninguém pode servir dois senhores, não se pode servir a Deus e ao dinheiro.
O dinheiro pode ser bênção se estiver submisso ao senhorio de Cristo, pode ser fonte da bênção do próprio Deus, entretanto, pode ser maldição se o dinheiro lhe possuir. O problema não é ter dinheiro, mas ser possuído por ele. O dinheiro só serve se for seu servo, mas se for seu senhor você será um escravo.
Tiago não poderia ser mais contundente: “Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhe sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu” (5.1-2). Aquilo que para os poderosos deste mundo produz poder será a causa de sua destruição. O que lhes gerava vitória redundará na pior de todas as perdas. O lucro fraudulento, fruto do coração cobiçoso, produzirá a perdição eterna.
“O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne.” (Tg 5.3) A ganância corroe o espírito, envenena a alma e leva a perdição. É fogo que queimará a existência do homem que serve ao dinheiro.
Ló olhou as campinas verdes e decidiu ir na direção de Sodoma e Gomorra, as cidades mais profanas, porque foi guiado pela cobiça. Tiago exorta que as riquezas mal usadas acarretam no inevitável julgamento de Deus: “vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.” (Tg 5.4).
Muitos cometem delitos, sobretudo os poderosos, porque julgam estarem acima da lei ou porque são “capazes” de comprar juízes e políticos. De fato, há os que corrompem pela cobiça e há os que são corrompidos pela mesma ganância, entretanto, há um juiz santo e perfeito que não deixará isto impune. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor!
O sangue de Abel falou: pediu justiça. O suor dos trabalhadores fala: pede justiça. A justiça do homem é falha, mas a de Deus perfeita.
O dinheiro só pode ser bênção se for seu mordomo, se as verdades de Deus falarem mais alto do que as propostas e pensamentos cobiçosos. A riqueza do homem não está na quantidade de seus bens mas em servir ao Senhor.
“Os que querem ficar ricos caem em tentação em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1 Tm 6.10).
Veja que o deus dinheiro roubou a fé de alguns produzindo muito tormento. Não podemos tratar o dinheiro como algo neutro porque ele reivindicará uma devoção, mas que pode ser vencida se Jesus for o seu príncipe, se o seu coração amá-lo acima de todas as coisas, inclusive do vil metal.

 Créditos: Pr. Hélder Rodrigues - Pregações Evangélicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário